Vídeo mostra quando vereador foragido da Justiça toma posse
16/01/2025
Osvaldo é foragido da justiça e tem um mandado de prisão em aberto desde novembro de 2024. A posse do vereador foi suspensa pelo presidente da Câmara de Ceres, Glicério de Moraes Mendes Júnior, no dia 9 deste mês. Vídeo mostra vereador foragido da Justiça tomando posse do cargo em Ceres, Goiás
Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como "Osvaldo Cabal" (PL), de 39 anos, foi filmado por uma câmera de segurança enquanto tomava posse como vereador eleito, na Câmara Municipal de Ceres, na região central de Goiás (veja vídeo acima). Cabal é foragido da justiça e tem um mandado de prisão em aberto desde novembro de 2024.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O g1 não conseguiu entrar em contato com Osvaldo ou com sua defesa.
O vídeo foi feito no dia 1º de janeiro, mas só foi divulgado na última terça-feira (14). Nas imagens estão o presidente da Câmara de Ceres, Glicério Júnior (DC), que está de camisa branca, e o representante do departamento jurídico, o assessor Daniel Prados, de camisa azul. Eles conversam e, logo em seguida, Osvaldo entra na sala e, de forma tranquila, cumprimenta ambos e até abraça Glicério.
Em nenhum momento do vídeo, Cabal parece nervoso ou desconfortável. Em pouco tempo ele assina o documento, eles se cumprimentam novamente e Cabal deixa a sala. A posse dura cerca de três minutos.
A posse do vereador foi suspensa pelo presidente da Câmara de Ceres, Glicério de Moraes Mendes Júnior, no dia 9 deste mês, cerca de uma semana após o Ministério Público Eleitoral (MPE) ter solicitado a investigação das circunstâncias da posse de Cabal.
LEIA TAMBÉM:
Foragido da Justiça toma posse como vereador em Ceres, diz MP
Câmara de Ceres suspende posse de vereador foragido da Justiça
Saiba quem é o vereador que tomou posse mesmo sendo foragido da Justiça
Nesta quarta-feira (15), o Ministério Público de Goiás (MPGO) informou que, conforme a última informação apontada na promotoria, a Câmara acatará integralmente a recomendação do órgão para a anulação da posse do vereador.
O g1 tentou entrar em contato com a Câmara Municipal de Ceres nesta quarta-feira (15) para questionar o desconhecimento da Casa sobre a situação jurídica de Cabal, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
Investigação
Cabal é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Ephedra, conduzida pelo Ministério Público de Goiás, que investiga um esquema de produção e distribuição de rebite (estimulante usado por caminhoneiros) e de outras drogas. O vereador é suspeito de integrar a organização criminosa, além de lavar dinheiro proveniente das atividades ilícitas.
A prisão preventiva foi decretada no dia 26 de novembro, após policiais encontrarem na casa do parlamentar um arsenal composto por pistolas e fuzis, além de suspeitas que o ligam à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Na mesma operação, outras 23 pessoas também foram denunciadas por participação na quadrilha.
Osvaldo José Seabra Junior, de 39 anos, conhecido como "Osvaldo Cabal" toma posse na Câmara Municipal de Ceres, Goiás
Reprodução/Site Câmara Municipal de Ceres
Em 2010, um caso envolvendo Cabal ganhou destaque após uma operação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) desarticular uma quadrilha de traficantes que transportava drogas do Paraná para Goiás. Durante a ação, realizada na praça de pedágio de Céu Azul, policiais apreenderam 60,4 quilos de crack e 70,4 quilos de maconha em um fundo falso de uma caminhonete com placas de Goiânia.
Cabal, com 24 anos na época, foi preso por trabalhar como batedor para a caminhonete em um Corsa, com placa registrada em Ceres. Segundo a polícia informou na ocasião, o grupo, sofisticado em suas operações, monitorava as comunicações policiais e transportava até 200 quilos de crack por mês, movimentando milhões de reais no mercado do tráfico.
Vereador foragido é filmado abraçando presidente da Câmara de Ceres na data da posse, em Goiás
Divulgação/MP
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás